Inicial Institucional Empresa Candidato Vagas Anunciadas
Treinar e Desenvolver

 

Anônimo

Para ter equipes altamente capacitadas, não basta gerenciar pessoas apenas sob o ponto de vista técnico. A Gestão de Pessoas passa necessariamente por treinar e desenvolver. A empresa que não está atenta a essas duas palavrinhas, certamente está sempre às voltas com problemas que põem em risco sua competitividade no mercado. E o que é pior: para solucioná-los, aplicam um treinamento aqui, outro ali, ou seja, optam por medidas paliativas e pontuais tidas como milagrosas e que não tardam a frustrar, pois o resultado esperado não vem. Quando não optam apenas por treinamentos técnicos esquecendo que pessoas precisam de investimentos em competências comportamentais.

Essa atitude de muitas empresas não é necessariamente por contenção de gastos financeiros, mas por falta de uma visão estratégica no que tange à Gestão de Pessoas. Não raro se vê empresas investirem cifras consideráveis em treinamentos soltos e pouco focados.

Desenvolver pessoas implica em um projeto que contemple um programa de ações conectadas com necessidades reais. Existem problemas pontuais de desempenho que podem ser solucionados com treinamentos pontuais e específicos, mas quando se pensa em ter uma equipe preparada para agir de forma a impulsionar uma organização, a opção deverá ser por ações integradas de desenvolvimento.

Há alguns conceitos que precisam ser revistos pelos gestores:

- nem todo problema se resolve com treinamento;

- nem sempre o treinamento mais caro é o mais eficaz;

- mudanças comportamentais não ocorrem simplesmente com palestras motivacionais, principalmente realizadas por gurus milagrosos com soluções imediatistas;

- não se conclui a eficácia de treinamentos pela quantia que se gastou no ano e sim pelos resultados proporcionados.

As organizações devem antes de tudo, ter clareza dos seus reais problemas de desempenho, para depois concluir se a solução está em treinamento, e se sim, definir ações específicas para os diferentes grupos de clientes internos.

Desenvolver pessoas vai além de prover de conhecimentos técnicos e treinar habilidades específicas. O que é preciso é garantir atitudes favoráveis que sustentem tudo isso. E atitudes se trabalham a partir de uma abordagem comportamental e bem direcionada.


Publicação: 13/09/2011 17:09:31
Copyright © STAFF'S. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.
Versão 1.0 - desenvolvido por MEDsistemas.