Inicial Institucional Empresa Candidato Vagas Anunciadas
Elogiar faz bem

 

Fonte: Revista Elas & Lucros, nº 6, 2009.

 

Há muitas razões para elogiar alguém. A primeira é que faz um bem danado para quem elogia. Isso porque ninguém é capaz de fazer um elogio sincero sem que sinta algo bom de verdade. E por que elogiar faz tão bem? Porque quem elogia se conecta sincera, direta e amorosamente com o outro, uma necessidade básica do ser humano que acaba esquecida num mundo cada vez mais veloz, individualista e tecnológico.

O elogio é uma simples mas poderosa ferramenta para a construção de relacionamentos. Elogiar ajuda a fazer amigos e a estreitar laços de amizade, de amor e de trabalho (desde que sejam palavras sinceras). Essa atitude inspira uma convivência mais franca e descontraída entre as pessoas. E nos faz experimentar a alegria e a felicidade de dar desinteressadamente, sem esperar nada em troca.

Cada vez que fazemos um elogio, nos concentramos totalmente no outro, procurando suas características positivas e bons exemplos. Ao fazer isso com frequência, observamos o quão rico e vasto é o universo de cada ser humano. As qualidades das pessoas com quem convivemos ficam em evidência. Ao valorizar o que a pessoa tem de bom e não de mau mudamos nosso modo de pensar. Passamos a ver as possibilidades, e não os obstáculos. Começamos a enxergar o mundo de uma forma positiva, estimulante e criativa.

 

Dar é tão importante quanto saber receber

 

Mas elogiar é tão importante quanto saber receber um elogio. É comum a pessoa levar mais a sério uma crítica e supor que o elogio traz consigo alguma intenção oculta. Assim, ao responder a um elogio, muitos menosprezam suas conquistas, desviam o foco ou transferem o crédito: "Ah, isso é velho. Comprei numa liquidação” ou "Há outros muito mais merecedores que eu" ou "Foi apenas sorte". Ao fazer isso, a pessoa não apenas nega a si o próprio o prazer do elogio, como o recusa também a quem elogiou.

Por outro lado, valorizar aquilo que você tem de bom em si mesmo é sinal de boa autoestima, de amor próprio e de reconhecimento de suas qualidades. Se você costuma se sentir desconfortável sendo elogiado, que tal recondicionar-se para aprender a receber um elogio? Basta dizer “Obrigado”, evitando que palavras negativas saiam de sua boca. Aos poucos, você se sentirá mais confortável para retribuir a gentileza: "Isso é a melhor coisa que alguém me disse hoje" ou "Obrigado por me dizer isso" ou "Obrigado. Isso realmente significa muito para mim."

 

 

Publicação: 16/11/2011 11:33:31
Copyright © STAFF'S. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.
Versão 1.0 - desenvolvido por MEDsistemas.