Inicial Institucional Empresa Candidato Vagas Anunciadas
Carisma: veja como melhorar o seu no ambiente de trabalho

 

Por Gladys Ferraz Magalhães

Cada vez mais, o desempenho nas atividades do dia a dia na empresa e as habilidades técnicas de um profissional não são suficientes para garantir sucesso na carreira. Entram nesta conta também muitos fatores, como as habilidades comportamentais, sendo o carisma um dos atributos mais cobrados atualmente.

De acordo com o diretor de projetos da Bazz Estratégia e Operação de RH, Edvaldo Rodrigues, hoje, as organizações valorizam muito o carisma, visto que ele é um grande aliado na capacidade de um colaborador em influenciar a percepção dos outros membros da equipe.

“Normalmente, a pessoa carismática acaba desenvolvendo uma liderança, se tornando um líder natural. Esse tipo de situação chama a atenção da empresa e faz com que a pessoa alcance posições mais estratégicas na empresa”, ressalta Rodrigues.

O professor de planejamento e gestor de carreiras da Veris Faculdades, Nelson Fender, concorda e diz que o carisma também é importante para que a pessoa construa contatos dentro da empresa. Aliás, completa, o networking, o número de convites para reuniões, almoços e projetos, são bons indicadores para que a pessoa perceba se ela está sendo carismática ou não.

Além disso, lembra Rodrigues, observar a capacidade de inspirar os outros também ajuda nesta percepção.

O que fazer para melhorar?


De acordo com os especialistas, algumas atitudes ajudam quem quer melhorar o carisma no ambiente de trabalho, como ter respeito pelo próximo, saber se colocar no lugar do outro, ter disponibilidade para ouvir os outros, sabendo inclusive contribuir para o sucesso do outro.

A estes atributos, complementa Rodrigues, junta-se a boa comunicação, o que não significa ser falante, mas, sim, saber o que falar.

Outro ponto importante é o bom senso, o controle da agressividade e a humildade. Sobre este último Fender diz o seguinte: “a pessoa deve estar aberta para receber críticas, refletir e desenvolver-se. Deve colocar suas ideias de forma tranquila e sempre que possível”.


Publicação: 02/04/2012 17:06:54
Copyright © STAFF'S. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.
Versão 1.0 - desenvolvido por MEDsistemas.