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Saber ouvir: um instrumento de redução de estresse

Por Magali Guilherme Fernandes

O ato de saber ouvir é um dos ingredientes mais importantes do sucesso em, virtualmente, todos os aspectos da vida – pessoais e profissionais. Infelizmente para a maioria de nós é também uma das grandes fraquezas. Contudo, um pequeno aprimoramento na nossa capacidade de ouvir pode render enormes dividendos sob a forma de melhores relacionamentos, um melhor desempenho e até mesmo como redução de estresse!

Pare um momento para refletir sobre a sua capacidade de ouvir no trabalho. Você realmente ouve seus colegas?  Deixa que eles terminem seus pensamentos antes da sua vez de falar? Você às vezes conclui as frases de outras pessoas? Nas reuniões, é paciente e sensível – ou impaciente e nervoso? Você permite que as palavras dos outros calem fundo, ou acredita que sabe o que a pessoa está tentando dizer e, portanto, se adianta? O simples fato de fazer essas perguntas a si mesmo pode ser muito útil. A maioria das pessoas admite que, pelo menos durante parte do tempo, sua capacidade de ouvir poderia ser aprimorada.

Há uma grande variedade de motivos que nos levam a considerar o ato de saber ouvir uma excelente técnica redutora de estresse. Em primeiro lugar, as pessoas que sabem ouvir são altamente respeitadas e procuradas. Os ouvintes verdadeiramente excelentes são tão raros que o fato de ficar perto de um deles é muito agradável e faz com que as pessoas sintam-se especiais. Uma vez que os ouvintes eficientes são amados pelas pessoas com quem trabalham (e por aquelas com quem vivem), eles evitam muitos dos principais aspectos estressantes do trabalho – punhaladas pelas costas, ressentimento, sabotagem e má vontade. Bons ouvintes também são boa companhia, de modo que, de uma maneira bastante natural, as pessoas querem se oferecer para ajudá-los. É provável, portanto, que ao se tornar um ouvinte melhor, muitas pessoas ao seu redor lhe ofereçam ajuda. As pessoas tendem a ser leais aos bons ouvintes porque sentem que são reconhecidas e respeitadas.

Saber ouvir ajuda você a compreender logo de cara o que as pessoas estão dizendo, permitindo, assim, que você evite muitos enganos e mal-entendidos que, como você sabe, podem ser muito estressantes. Se você perguntar às pessoas o que costuma deixá-las zangadas, a resposta “não prestarem atenção no que estou dizendo” certamente encabeçar a lista de muitas delas. Assim, dar mais atenção ao que os outros dizem também ajuda você a evitar muitos, se não a maioria, dos conflitos interpessoais. Finalmente, saber ouvir poupa muito tempo, porque ajuda você a eliminar erros descuidados. As instruções e preocupações alheias tornam-se claras como cristal, ajudando a evitar erros e atrasos desnecessários.

Esta é uma das poderosas estratégias capazes de gerar resultados imediatos e significativos. Você poder ter que trabalhar nela um pouco, mas, se o fizer, há de valer a pena. As pessoas com quem trabalha podem não conseguir identificar exatamente o que mudou em seu procedimento, mas sem dúvida notarão uma diferença no próprio comportamento quando estiverem perto de você ou falando com você. E, além de ser mais apreciado e admirado, você também perceberá que ficou mais calmo e mais tranqüilo.

Ouça muito!!! 

                Colabore para aprimorar o seu relacionamento pessoal e profissional, além de diminuir seu estresse do dia a dia!

Publicação: 21/12/2010 09:26:46
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